terça-feira, 28 de outubro de 2014

Uso da crase



Com a reforma na ortografia da língua portuguesa, o uso de acentos, hífen e crase se tornou de certa forma "perigoso" ao escritor, já que com a reforma, o uso de acentos e hífen também sofreu alterações. Porém, o que muitos ainda não percebem, é que o uso da crase não sofreu qualquer alteração em sua aplicação ortográfica.

A palavra crase, por definição significa fusão. Contudo, no meio gramatical, a crase recebe um outro nome, "acento grave". Isso se dá pelo fato de que, a crase sempre deve ser usada quando há a fusão entre a preposição "a" com o artigo "a". Para que a escrita não fique muito confusa, usa-se então o acento grave.

Porém, ainda sim as pessoas continuam tendo dificuldades com a aplicação da crase na ortografia. Por isso, através deste post, traremos algumas dicas para que você não erre mais ao usar o acento grave.

Dica 1: Preposições "a" antes de palavras femininas, precisam de crase.
Ex.: Vire à direita.
       Vamos à casa de João?

Dica 2: Expressões que indicam hora, também precisam de crase, assim como a expressão "à medida que".
Ex.: José estava em seu escritório às 10 horas da manhã. 
       O bolo deve crescer à medida que asse dentro do forno.

Dica 3: Jamais se usa crase antes de palavras masculinas.
Ex.: Nós fomos a pé para casa.

Dica 4: Não use crase antes de verbos.
Ex.: Antônio saiu a ordenhar as vacas do curral. 
       Maria não se sentia confiante a pular do trampolim.

A professora Fernanda Bérgamo, em participação no Projeto Educação da TV Globo Nordeste, traz mais informações e mais dicas sobre o uso do acento grave. Confira no vídeo abaixo: 


Esperamos que com este post, você tenha entendido de vez como deve ser feito o uso da crase. Portanto, com essas dicas, ficou fácil fácil de se lembrar quando usar, ou não, a crase. 


Fontes: 

Sem comentários:

Enviar um comentário